Notícias da aloe

Falta de pesquisas no Brasil dificulta utilização da babosa como alimento e remédio

[Foto: ]

O Brasil está atrasado em relação à utilização do Aloe Vera como suco vitalizante, afirmou em audiência pública nesta terça-feira (8) o pesquisador do Conselho Internacional de Ciência do Aloe (Iasc), Michael Peuser. No Brasil, o Aloe Vera é conhecida popularmente como babosa, apesar de utilizada mundialmente e em larga escala para vários fins, inclusive e principalmente na área de isotônico.

No Brasil, o uso de Aloe Vera é autorizado apenas para a produção de alguns cosméticos - principalmente para cabelos - e medicamentos fitoterápicos. Como alimento, segundo informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a babosa apenas é permitida como aditivo aromatizante; ou seja, como parte da composição de alguns aromas.

Michael Peuser foi convidado a participar de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) para discutir os critérios adotados pelos órgãos competentes para o registro do uso da Aloe Vera e conhecer as reais propriedades do produto para a sua classificação.

Em sua exposição, o pesquisador explicou que existem 300 empresas no mundo fabricando produtos derivados do Aloe Vera, entre eles o suco vitalizante do produto, que não tem, segundo explicou, qualquer contra-indicação e é comercializado livremente em supermercados de vários países.

- Aqui [Brasil], diz-se que é bom para o cabelo. Mas essas empresas tiveram faturamento de U$ 112 bilhões somente em 2004 com produtos que contêm o Aloe Vera e nenhuma dessas 300 empresas é do Brasil - afirmou o pesquisado do Iasc, ao explicar ainda que a babosa não é um cactos, como muitos acreditam, mas sim um legume, da mesma família da cebola e do alho.

Michael observou ainda que há mais de quatro mil pesquisas científicas publicadas sobre os benefícios do Aloe Vera, que pode ser utilizado também, segundo explicou,como cosmético, no tratamento da pele, na prevenção dos efeitos colaterais causados pelo tratamento contra câncer (queda de cabelo, enjôo e queimaduras), e como antibiótico, entre outros.

- Infelizmente, é uma chance que o Brasil perde, pois, devido às condições climáticas do país, poderia ser o maior exportador mundial do produto - garantiu Michael.

 

 


 

ASSISTA ESTA ENTREVISTA DO MICHAEL NO PROGRAMA DO JÔ, APESAR DE SER UM ASSUNTO SÉRIO, A ENTREVISTA FOI MUITO ENGRAÇADA, DIVIRTAM-SE MAS PRESTEM MUITA ATENÇÃO, OK.

 


 

    PARTE -1                                                                                                             PARTE-2

 

 


 

As folhas de Aloe Vera contém um tipo de gel e é essa substância que é utilizada pela medicina alternativa. No Brasil, a Aloe Vera também é conhecida como babosa.Chamada de “a planta da saúde e beleza”, tem seu uso documentado desde a época do antigo Egito, com passagens na Bíblia e antigos documentos fenícios.

Externamente, o gel de Aloe vera é utilizado principalmente para tratar de problemas de pele como queimaduras(pelo sol ou por exposição ao fogo), para cicatrização de feridas, como tratamento para problemas causados pela pele seca, como eczemas.

Um médico especialista de Califórnia, apoiado em provas de laboratório aposta em algumas propriedades da babosa:

Ação Anestésica: A Aloe Vera reduz a dor ao ser aplicada no lugar do ferimento devido a sua grande capacidade de penetração, ocasionada pela presença de LIGNINA.
Ação Anti-inflamatória: A Aloe Vera tem uma ação similar à dos esteróides como a cortisona, porém sem os efeitos nocivos que esta provoca.
Ação Coagulante: Como a Aloe Vera contém alto conteúdo de cálcio e potássio, ela provoca a formação de uma rede de fibras que retém os eritrócitos do sangue, ajudando assim a coagulação e a cicatrização necessária.
Ação Reidratante da Pele: A Aloe Vera penetra profundamente na pele e restitui os líquidos perdidos, além de restaurar os tecidos danificados de dentro para fora, como acontece no caso das queimaduras, tanto as ocasionadas por fogo, por radiação ou pelo sol.
Ação Regeneradora Celular: A Aloe Vera possui o hormônio que acelera o crescimento de novas células e além disso elimina as células velhas. Graças a presença de cálcio na Aloe Vera, as células podem manter seu equilíbrio interno e externo, proporcionando assim melhor saúde celular a todos os tecidos do corpo, porque o cálcio regula a passagem dos líquidos nestas células.

Aloe Vera tem um papel complementar a cumprir no tratamento de várias condições. É muito importante que as pessoas procurem sempre seus médicos. Se autodiagnosticar pode ser muito perigoso uma vez que uma doença grave pode parecer algo sem importância.

Fonte: Banco de Saúde